quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Ensaio_Projeto Olhares

  
Ensaio: Ação Educativa no Museu do Trabalho com Jovens Recrutas
Projeto Olhares, descobertas e experimentação em Arte Contemporânea


Isabel Ayala[1]


­­­­­­­Resumo: Neste artigo relato a experiência na elaboração e aplicação do projeto de ação educativa "Olhares, descobertas e experimentação em Arte Contemporânea", aplicado em 2016 no Museu do Trabalho, localizado no Centro Histórico de Porto Alegre, com a participação de um grupo de jovens recrutas do Exército Brasileiro. Abordo em forma de ensaio a situação de origem do projeto e as motivações que levaram às escolhas da instituição museal e do público-alvo, assim como as situações ocorridas durante o desenvolvimento do mesmo. Apresento também os resultados, entre eles a aproximação de um museu de arte e ofício com um público que circula em seu entorno e que, no entanto, não conhecia a instituição. O objetivo  deste artigo é mostrar  minhas ações e impressões do início ao fim da aplicação do  Projeto Olhares, uma atividade que trouxe importante contribuição às discentes para suas futuras práticas de educação em museus.

Palavras-chave: ação educativa; educação em museus; Museu do Trabalho; museu e público-alvo; Recrutas do Exército.




Introdução

            O objetivo deste ensaio é apresentar a experiência que tive com o projeto, na qual fui coautora, denominado "Olhares, descobertas e experimentação em Arte Contemporânea", aplicado junto ao Museu do Trabalho, com a participação de jovens recrutas do Exército, em novembro de 2016. O Projeto surgiu a partir da disciplina Educação em Museus do Curso de Museologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul,  proposto pela docente, a Professora Doutora Zita Rosane Possamai, como atividade prática do semestre. Foi lançado então, o desafio de elaboração de um projeto de ação educativa em museu, o qual precisaríamos planejar e aplicar junto a uma instituição museal, considerando a participação presencial de um público específico, ou seja, um exercício de teoria e prática. Definido o tipo de atividade a realizar, mesmo com todas as incertezas possíveis, juntei-me à colega Marta Busnello para realizarmos o projeto juntas[2].
            Textos de autores de  áreas, tais como, educação patrimonial,  educação em museus, educação em arte, foram indicados e trabalhados em sala de aula pela nossa docente no decorrer do semestre, assim como foram realizadas visitas técnicas a museus com a mediação de ex-colegas do Curso de Museologia e futuros colegas de profissão. Alguns autores e autoras abriram nossos olhares para seguir um caminho durante o desenvolvimento do trabalho. Conversas e discussões em sala de aula também nos ajudaram a encontrar o foco do nosso projeto que, em dado momento, mesmo depois de público-alvo e museu definidos, ainda não apresentava um formato bem delineado.
            Embora tivéssemos uma boa intenção em relação ao que simboliza e representa a aplicação de um projeto desta espécie, estávamos ainda confusas em como realizar de forma concreta a proposta e em como expandir ou, até mesmo, limitar nossos objetivos. Por tratar-se, então, de um projeto realizado por duas alunas, apresento neste ensaio as atividades que realizamos juntas assim como as ações de "bastidores" que realizei individualmente, das quais terei um pouco mais de propriedade em relatar, comentar e analisar. Confesso que escrever este ensaio foi mais complicado do que elaborar o projeto em si, pois não foi fácil reorganizar todas as ações já realizadas e ainda fazer uma análise sobre elas. Demorei muito até iniciar de fato a escrita deste relato sobre a experiência, gratificante por sinal, de aplicar esta ação educativa através de um projeto de educação em museu, o qual foi pensado, elaborado e executado por nós, duas alunas ainda na fase inicial do Curso de Museologia.
            Sem a pretensão de mostrar como se pode fazer mas, com o objetivo de mostrar como fizemos, apresentando tanto os acertos quanto as falhas, talvez esse texto torne-se extenso, pois não tenho o talento necessário para deixar algo para trás, sem o devido remorso. Minha intenção é realizar um ensaio onde as reflexões sobre a aplicação propriamente dita da ação educativa junto ao público-alvo dentro do Museu do Trabalho, venham acompanhadas da visão de todo o cenário que propiciou a ideia para este projeto e o trabalho que desenvolvemos antes, durante e após a visita dos jovens à instituição. Este ensaio ou relato de experiência, como preferir, será desenvolvido numa linha de tempo o mais próxima possível da sequência cronológica das ações. A partir daqui, refiro-me ao projeto em questão, como "Projeto Olhares" ou "Olhares". Pretendo apontar o máximo de ações realizadas, as quais considero, de alguma forma, válidas a quem tiver interesse na área e que possa deparar-se com um desafio semelhante ao nosso.


Espaço geográfico

            A seguir, com o objetivo de situar melhor o(a) leitor(a) que talvez não conheça o Centro Histórico de Porto Alegre, apresento o espaço geográfico onde foi desenvolvido o Projeto Olhares, através de um detalhe do mapa da capital. 
Imagem acessada e alterada com as anotações em janeiro/2017
Fonte: Google Maps.

           
            Neste trecho de mapa acima, fiz algumas anotações, apontando as três instituições envolvidas,  onde fica evidente a proximidade entre as sedes das mesmas.

            A próxima imagem trata-se da fachada principal do Museu do Trabalho com seus três pavilhões. Em primeiro plano o pavilhão de exposições e escritório da administração; em segundo plano, o pavilhão da oficina de gravuras; em  terceiro plano, o Teatro do Museu.
Museu do Trabalho. Fachada principal - Rua dos Andradas, 230.
Fonte: Acervo Isabel Ayala

            Além do Museu do trabalho, considero importante apresentar o Quartel da 8ª CSM e o Museu Militar. Os recrutas cumpriram, até o final de 2016, o serviço militar na sede da 8ª CSM - Circunscrição de Serviço Militar, responsável pelo alistamento e incorporação dos cidadãos da metade dos municípios do RS.      Sua sede localiza-se na Rua dos Andradas, em frente ao Museu Militar do CMS e ao lado da Igreja Nossa Senhora das Dores. O Museu Militar do CMS foi o local de encontro com os jovens militares e desde o início, o local de comunicação com o Comando Militar, através da museóloga da instituição, a Tenente Nathália Santos da Costa. 



Quartel da 8ª CSM - Circunscrição de Serviço Militar.
    Rua dos Andradas, 629.
    Fonte: Internet (Google Earth)




Museu Militar do Comando Militar do Sul (MMCMS).         
Rua dos Andradas, 630.
Fonte: Acervo Isabel Ayala

As três instituições envolvidas, com endereço na rua dos Andradas, coração e parte do Corredor Cultural do Centro Histórico de Porto Alegre.


Contato com museus e público

            Tivemos poucos meses para entrar em contato com museus, público, receber as respostas positivas, conhecer a instituição museal e suas atividades, assim como as possibilidades com o público, além de elaborar, organizar e aplicar o projeto em questão. Afinal, toda a ação deveria estar concluída até o final do semestre letivo, que teve seu início no mês de agosto de 2016. O mais coerente seria escolher uma instituição e um público-alvo que estivessem próximos geograficamente. Cabe informar que Marta e eu não tínhamos qualquer relação profissional ou contato direto anterior com a instituição museal objeto de nosso projeto, assim como com a instituição de nosso público-alvo. A escolha dos jovens militares para vivenciar essa experiência junto a um museu, teve como estímulo o fato de meu filho prestar serviço militar neste mesmo ano (2016). Embora ele não faça parte do público participante, por não cumprir seu serviço nas imediações do Centro Histórico, não pude deixar de perceber e "olhar" os  jovens militares como um público-alvo em potencial, iniciando o contato com o Comando Militar do Sul (CMS), logo após a proposta lançada em sala de aula.
            No momento dos primeiros contatos com o CMS, a instituição museal ainda não estava definida, pois aguardávamos as respostas dos museus consultados. Quando entramos em contato com o diretor do Museu do Trabalho, Hugo Silva, informamos a nossa intenção em realizar um projeto que apresentasse o Museu aos Recrutas do Exército que trabalham no Centro Histórico de Porto Alegre, ou seja, seus vizinhos militares. Alguns dias depois, para nossa satisfação, tivemos a concordância do diretor.  A partir deste momento, coloquei-me à disposição do diretor Hugo Silva e ofereci minha colaboração, de forma voluntária, junto às atividades relacionadas às exposições de arte. Meu objetivo era conhecer um pouco do cotidiano do MT, sua história e a oficina de gravuras, além de estreitar laços com a sua equipe de trabalho. Na mesma semana, seguindo as instruções recebidas do Comando Militar do Sul, encaminhamos um ofício junto ao protocolo da instituição, no qual solicitávamos à corporação, a autorização da participação dos jovens militares em um projeto educativo no Museu do Trabalho.
            Nesta fase de contato com o Museu e com o Comando Militar do Sul, não sabíamos ainda, o que exatamente poderíamos desenvolver. Se houvesse resposta negativa de qualquer um dos lados, teríamos que pensar em reiniciar contatos com outras instituições ou possíveis públicos. Mas, para a nossa satisfação, ainda em setembro de 2016, recebi a ligação no meu celular, do militar que apresentou-se como Tenente-Coronel Joel, respondendo ao pedido protocolado na sede do Comando e solicitando que eu entrasse em contato com a Tenente Nathália, para passar mais detalhes e intenções do projeto. Logo adiante, descobrimos que a Tenente Nathália era museóloga do Museu Militar. Estávamos, então, com as duas respostas positivas de colaboração que esperávamos. Museu do Trabalho e jovens recrutas do Exército seriam os atores principais do nosso futuro projeto.
             Paralelamente a esse voluntariado no MT, iniciamos as conversas por telefone, aplicativos de celular e até mesmo encontros presenciais com a Tenente Nathália, para as tratativas a respeito dos detalhes da participação dos jovens recrutas. Dependíamos da organização estrutural do Comando Militar em relação ao efetivo dos jovens militares, para combinarmos o(s) dia(s) e horário(s) para a realização da ação educativa que fosse(m), também, de acordo com a agenda das atividades do Museu Trabalho.  No entanto, o primeiro contato direto com os jovens deu-se apenas no dia da ação, no saguão do Museu Militar, onde nos encontramos com os mesmos para, em seguida, nos deslocarmos em caminhada até o Museu do Trabalho.

           
Voluntariado no Museu e início do Projeto Olhares

            Com a resposta positiva do Museu do Trabalho, a  dificuldade encontrada foi pensar em um projeto para um museu que já sobrevive de suas atividades, com a colaboração de seu público extremamente fiel e muito ligado às artes, principalmente, às artes gráficas. Ao mesmo tempo, tínhamos a  possibilidade de realizar um projeto inédito junto ao MT,  com a escolha de um público que ainda não conhecia o museu e as atividades ali propostas. O Projeto Olhares começou a ser elaborado, então. Sabíamos que o Museu tem em sua estrutura o espaço para exposições de arte, a sala de maquinários, a oficina de gravuras e escultura e o Teatro do Museu[3].
            Começamos a planejar uma atividade dentro da oficina de gravuras, onde pudessem conhecer alguma das técnicas usadas para a produção de arte impressa. Pensamos também, em fazer uma mediação junto à exposição de arte contemporânea que seria instalada em outubro. Embora soubéssemos qual artista seria o autor desta futura exposição, ainda não tínhamos ideia do que ele faria. A sala do maquinário estava há alguns meses, fechada para visitação porém, seria um espaço de circulação durante a ação com os jovens, além de ser o motivo principal de o Museu chamar-se "Museu do Trabalho". Naquela sala de maquinários estaria, também, o motivo inicial da existência da instituição e seria importante considerar os objetos e máquinas que ali se encontravam, mesmo que considerássemos, no momento da mediação, uma reserva técnica do MT.
            Em setembro, havia uma exposição da artista Viviane Pasqual[4], artista de Caxias do Sul, uma importante cidade serrana do Rio Grande do Sul. Placas em metal, desenhos e bordados estavam no salão do Museu.  O diretor do Museu aceitou minha ajuda na desmontagem desta exposição, mediante minha proposta de voluntariado.
A artista Vivi Pasqual (à esquerda) conversando com uma convidada.
Fonte:  Acervo Isabel Ayala

            Pretendendo então, conhecer melhor o Museu e "preparando o terreno" para conquistar a confiança de Hugo participei, em primeiro momento, da palestra de encerramento da Exposição de Viviane Pasqual, colaborando com a organização do espaço de recepção aos convidados, onde também, assisti o pronunciamento da artista e do curador.
            Três dias depois, trabalhei na  desmontagem da mesma exposição e percebi o carinho e o respeito de Hugo e sua funcionária Anne[5], para com a artista e suas obras e segui a mesma linha, ao embalar as obras que não haviam sido vendidas, de forma que ficassem totalmente protegidas, para suportar a viagem de volta à Caxias do Sul.
            Algumas semanas depois, no mesmo espaço, auxiliei diretamente o artista Eduardo Frota[6] na montagem da exposição/intervenção Associações Disjuntivas II, que ficaria instalada até o final de novembro e que teria um papel fundamental em nossa ação de mediação junto ao público-alvo. A exposição de Eduardo Frota seria, então, um dos elementos do nosso projeto, pois ficaria em cartaz até o fim do mês de novembro, o que nos daria condições de planejar e organizar a mesma, junto às demais atividades da ação educativa com os jovens militares. 
                Pessoalmente, esta atividade que durou cerca de uma semana,  foi muito satisfatória pois o tempo de trabalho na montagem desta exposição me permitiu, conhecer e conviver com o artista e perceber sua obra de um jeito diferente, participando de forma direta durante sua criação. Além disso, pude circular pelos espaços do Museu, me aproximar do mestre da oficina de gravuras para iniciarmos com as ideias possíveis para uma dinâmica, iniciar uma relação de amizade com Hugo e Anne, os principais responsáveis pela vida do Museu do Trabalho. Muitas contribuições[7] interessantes foram surgindo durante esse tempo de convívio com a equipe do MT e o Projeto foi tomando forma. Em paralelo a esta atividade "braçal", diálogos recorrentes com Marta eram realizados e nossas ideias foram somando-se até chegarmos, definitivamente, à definição do que faríamos.
Eduardo Frota em ação ao fundo. 
Detalhe de uma escada deslocada.
Fonte: Acervo Isabel Ayala


Hugo Silva (centro da foto) e equipe, durante 
montagem da Exposição 
             Associações Disjuntivas II de Edu Frota.               
Fonte: Acervo Isabel Ayala

O Projeto Olhares

            Nosso projeto tomou forma e estava com as atividades definidas em outubro. Estávamos, então, aptas a aplicar a atividade junto ao grupo de jovens militares. No início de novembro, conforme agendamento prévio entre todos os envolvidos (Comando Militar, Museu do Trabalho, Mestre Paulinho), realizamos o primeiro dia de ação. Após nos encontrarmos com os jovens no saguão do Museu Militar fomos conversando informalmente até o MT. Sem uma descrição[8] muito técnica  das atividades, informo a seguir o que realizamos durante a ação, propriamente dita.
            Apresentamos a parte externa do prédio do Museu do Trabalho, onde haviam grafites de vários artistas, ao mesmo tempo em que conversávamos sobre a arte contemporânea, arte de rua e a própria história do Museu; realizamos uma dinâmica junto à exposição do artista Eduardo Frota, aproximando-os de uma arte intervenção em espaço arquitetônico; visitamos a sala do maquinário e falamos sobre algumas máquinas e equipamentos e realizamos, por fim,  uma atividade na oficina de gravuras, com a demonstração do processo de litografia[9], apresentado pelo mestre Paulinho[10].

    Mestre Paulinho com a primeira turma.
      Fonte: Acervo Isabel Ayala

            Essa atividade na oficina foi especialmente pensada para os jovens militares, pois além de o mestre preparar um material específico para a ação do Projeto Olhares, convidamos por fim, os mesmos a realizar um desenho em uma pedra litográfica.
            Marta e eu havíamos criado um desenho "fantasma" representativo sobre uma pedra e os jovens "divertiram-se" deixando seus traços e suas marcas, criando o que se tornaria futuramente em uma litogravura. Desta primeira turma, formada por dez militares, as gravuras impressas foram guardadas, em primeiro momento, por nós. Duas semanas depois, a segunda turma formada por uma dupla, realizou o mesmo roteiro e produziu outro desenho em outra pedra.

 
     Gravura impressa da primeira turma 
Fonte: Acervo Isabel Ayala


   Gravura impressa da segunda turma (dupla)
Fonte: Acervo Isabel Ayala

       Semanas depois, os desenhos das duas turmas tiveram como resultado doze gravuras impressas originalmente na máquina litográfica. Em dezembro, deixamos à disposição dos jovens, no Museu Militar, as arte-gravuras produzidas por eles.


Sobre os Jovens Recrutas

            Devido à estrutura organizacional do Comando Militar, não tivemos contato prévio com os jovens militares e sequer sabíamos quem seriam os meninos que fariam parte do grupo a ser mediado durante as visitações ao Museu do Trabalho. A própria Tenente Nathália não tinha como saber quem seriam os soldados liberados para a ação educativa que estávamos propondo. No entanto, nossa preocupação a todo momento, sempre foi de proporcionar uma experiência em que somasse algo ao conhecimento ou desconhecimento que eles talvez tivessem do Centro Histórico, especialmente do próprio Museu.
            Não pretendíamos realizar uma ação apenas para cumprir um exercício acadêmico mas, sim, algo que pudesse proporcionar uma experimentação com algo novo aos jovens e que pudesse despertar um novo olhar ao que, muitas vezes, está próximo de qualquer um de nós e que nos distanciamos sem perceber. Em vários momentos, fiquei insegura ao que estávamos propondo, em relação à resposta dos jovens, quando estivessem de fato, sendo deslocados de seu local de trabalho para uma atividade fora de seu ambiente e rotina diária.
            Devido à organização de efetivo no Comando Militar,  nosso projeto foi desenvolvido considerando aplicações do mesmo roteiro para três turmas de recrutas, em datas diferentes. Cada turma, seria com dez soldados, em princípio. No entanto, após ajustes e possibilidades do próprio Comando realizamos a ação com duas turmas.  A primeira turma com nove recrutas e uma Sargento e a segunda turma com dois recrutas. De qualquer forma, foi gratificante, pois no total, onze rapazes e uma jovem Sargento, colaboraram com a ação de uma forma enriquecedora.
            Acredito que conseguimos somar algo aos jovens, assim como aprendemos bastante com eles. Alguns já conheciam ou se interessavam por arte, outros não conheciam qualquer museu do Centro Histórico. Inclusive, passavam por diversas vezes, pelo prédio do MT sem ter ideia do que se tratava. Ficaram muito surpresos com o que experimentaram com a atividade que conseguimos  proporcionar a eles.


 CONSIDERAÇÕES FINAIS

            Foi um desafio, de fato, realizar um projeto e executar o mesmo em um museu onde não havíamos feito sequer algum estágio e onde não tínhamos contato ou amizade com os profissionais envolvidos em sua administração ou atividades e que conhecíamos apenas como qualquer visitante comum. Além disso, nosso público-alvo, de certa forma, não esperava ser convidado para uma atividade educativa ligada à arte, no horário de serviço e fora dos domínios da instituição que o abriga. Um dado positivo: esse cenário mudou e para melhor, tanto em relação ao Museu do Trabalho quanto ao nosso público-alvo. Fui convidada a estagiar no Museu e a Tenente Nathália informou que o Comando Militar está aberto a novos projetos que venham a surgir. Reconheço que podíamos ter dado mais atenção ao maquinário do MT. Mas este erro será corrigido nos próximos trabalhos junto ao Museu do Trabalho.
            Pretendo levar outras turmas de recrutas em 2017, através de projetos elaborados como integrante, mesmo que provisória, do Museu do Trabalho. Gostaria de perceber como será com os próximos jovens recrutas e até mesmo, se possível, levar alguns dos jovens que participaram deste Olhares, pois alguns continuarão no serviço militar. O público-alvo escolhido é um público original, pelo que percebemos, por não encontrarmos qualquer referência em outros trabalhos. Percebi com este projeto que nós, museólogo(a)s, além de buscar novos olhares do público para com as atividades de um museu, podemos também olhar e perceber estes públicos que estão perto e, ao mesmo tempo, longe dos museus.
            Aprendi que a busca de uma relação museu e público não se resume a pesquisar e organizar o acervo, montar uma exposição, abrir as portas da instituição e aguardar o visitante entrar. Elaborar e executar um projeto de ação educativa, para a disciplina Educação em Museus, possibilitou-me, além de valorizar ainda mais os profissionais que se dedicam a esta área, uma melhor compreensão em relação à responsabilidade social de um(a) profissional em museologia.

           
Referências Bibliográficas

GUARNIERI, Waldisa R. C. Exposição: texto museológico e o contexto cultural. 1986d. In: BRUNO, Maria Cristina Oliveira (Org.) Walsisa Rússio Camargo Guarnieri: textos e contextos de uma trajetória profissional. Vol. 1, 1. ed. São Paulo: Pinacoteca do Estado; Secretaria de Estado de Cultura; Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus, 2010. p. 137-143

GRINSPUM, Denise. Educação para o patrimônio: Museu de arte e escola – Responsabilidade compartilhada na formação de públicos. 2000. 131p. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo. p. 7-27 (capitulo 1).

SANTOS, Maria Célia Trigueiros Moura. Museu e educação: conceitos e métodos, 2001. [Artigo extraído do texto produzido para aula inaugural do Curso de Especialização em Museologia do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, proferida na abertura do Simpósio Internacional “Museu e Educação: conceitos e métodos”, realizado no período de 20 a 25 de agosto].

Projeto Olhares, descobertas e experimentação em Arte Contemporânea. Disponível em: https://belayala.blogspot.com.br/2016/12/projeto-olharesmuseu-do-trabalhojovens.html





[1] Graduanda do Curso de Museologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Coautora do Projeto Olhares, descobertas e experimentação em Arte Contemporânea, uma atividade exercício da Disciplina Educação em Museus 2016/2, ministrada pela Profª Drª Zita Rosane Possamai.
[2] Em determinados momentos do texto utilizo-me do pronome em primeira pessoa do plural e em outros, em primeira pessoa do singular. Isso deve-se ao fato de o projeto ter sido realizado  em parceria com minha colega Marta Busnello. No entanto, citarei algumas atividades realizadas por mim, individualmente e em caráter de voluntariado, junto ao Museu do Trabalho, durante o processo de elaboração e execução do Projeto.
[3] O Teatro do Museu não entrou no Projeto, pois não tínhamos o tempo suficiente para elaborar uma dinâmica que, além das artes gráficas e a exposição de arte contemporânea, envolvesse as atividades cênicas que ocorrem no MT. No entanto,  não descarto esta ideia para futuros projetos.
[4] Viviane Pasqual - artista de Caxias do Sul, estava com a Exposição Bordados, Desenhos e Placas. Os desenhos e placas, em sua maioria, tratavam da celebração aos imigrantes senegaleses, domiciliados em Caxias, quando em busca de emprego nas indústrias da região. Em geral, o trabalho de Viviane é muito colorido e bem humorado.
[5] Anne, estudante alemã. Trabalha, atualmente, no Museu do Trabalho e em uma ONG que ajuda estrangeiros a conseguirem hospedagem em Porto Alegre.
[6] Eduardo Frota é um artista cearense e já realizou outros  trabalhos em Porto Alegre nos últimos anos. Suas obras causam impacto e, geralmente, transformam o espaço destinado às suas exposições.
[7] Informações sobre os grafites nas paredes externas do prédio do MT e seus respectivos autores foram passadas por Anne e Hugo. Isso possibilitou contato pelas redes sociais com os artistas, os quais contribuíram com informações sobre suas obras, tanto no Museu como em todo o Brasile, inclusive no exterior.
[8] O texto completo do Projeto Olhares, Descobertas e Experimentação em Arte Contemporânea pode ser encontrado no blog   Na Trilha do Saber, através do endereço www.belayala.blogspot.com.br, assim como outras publicações  relacionadas ao Curso de Museologia.
[9] Processo de produção de gravura originada através de um desenho feito em pedra litográfica.
[10] Mestre Paulinho - Paulo Chimendes -  tem formação em litografia, xilogravura, gravura em metal, desenho e escultura.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Projeto Olhares_Museu do Trabalho_Jovens Militares

     Esta postagem traz o texto do Projeto Olhares, elaborado como atividade da disciplina Educação em Museus do curso de Museologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Desenvolvi o trabalho em parceria com a colega Marta Busnello. O projeto propõe uma ação de educação museal junto ao Museu do Trabalho, voltada a um grupo de jovens recrutas do Exército Brasileiro lotados nos quartéis localizados no Centro Histórico de Porto Alegre e a poucos metros do MT. O Projeto foi aplicado com sucesso junto à instituição, em novembro de 2016.


UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL 
FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E COMUNICAÇÃO
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO/CURSO DE MUSEOLOGIA
EDUCAÇÃO EM MUSEUS (BIB03241) 
Prof.ª Drª Zita Rosane Possamai 


PROJETO DE AÇÃO EDUCATIVA NO MUSEU DO TRABALHO
Olhares, descobertas e experimentação em Arte Contemporânea
Alunas: Isabel Ayala Marta Busnello
Porto Alegre, 19 de outubro de 2016

1 INTRODUÇÃO Este Projeto é atividade a ser desenvolvida para a disciplina Educação em Museus do curso de Museologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul pelas discentes Isabel Ayala e Marta Busnello no Museu do Trabalho (MT), instituição que atua na área de divulgação e ofício das artes plásticas e cênicas[1], localizada na Rua dos Andradas, 230, em Porto Alegre – RS. O projeto propõe uma ação de educação museal voltada a um grupo de jovens recrutas do exército brasileiro, os quais cumprem seu expediente nos quartéis localizados no Centro Histórico de Porto Alegre e a poucos metros do MT. A região central de Porto Alegre foi escolhida pela quantidade de museus e centros culturais, assim como pela diversidade de estilos destes locais. A escolha do público está relacionada com a proximidade da instituição museal e ao desafio das estudantes em atuar junto a pessoas jovens. Sendo o projeto voltado a um público específico e não ao público espontâneo de museus, o grupo precisaria estar regularmente reunido, independente da agenda da instituição. Identificamos nessa região da cidade muitas corporações as quais poderíamos consultar para contar com um grupo de participantes e optamos em contatar com o Comando Militar do Sul (CMS). Definidos a instituição e o público partimos para o estudo de uma ação que, além de um desafio às estudantes, promova crescimento acadêmico às mesmas. Aos participantes, será apresentada a história do MT, a arte urbana e atual presente em sua fachada externa, além da demonstração de um processo de expressão de arte contemporânea, com técnicas tradicionais. Por fim, será aplicada uma mediação dinâmica, junto a uma obra de intervenção arquitetônica, que estará aberta à visitação no período em que será desenvolvido o presente projeto. Ao propor um olhar sobre a arte contemporânea aos jovens, pretende-se promover a aproximação dos mesmos com os espaços culturais, em especial, com o Museu do Trabalho. Para tanto, buscamos conceitos norteadores em autores como Cristina Bruno, Denise Grinspun, Maria Célia Santos e outros pesquisadores para o desenvolvimento da atividade e a promoção da dinâmica e comunicação entre o Museu e o público escolhido. Importante salientar que o diretor do MT, Hugo Silva e a Tenente Nathalia Santos da Costa, oficial museóloga no Museu Militar do CMS, colaboraram de forma efetiva com as estudantes, possibilitando o acesso ao Museu e ao público de interesse, respectivamente.

1.1 O Museu do Trabalho No contexto de patrimônios pertencentes ao Complexo do Centro Histórico Cultural de Porto Alegre, o Museu do Trabalho tem características peculiares. Transcrevemos, a seguir, os dados disponíveis no site da instituição sobre a sua constituição, ocupação e atuação, os quais também justificam o nome "Museu do Trabalho", dado à instituição que, atualmente, se apresenta como um espaço alternativo e independente de arte. "O Museu do Trabalho é uma entidade civil. Foi fundado em 7 de dezembro de 1982, como parte de um projeto de preservação e restauração da antiga Usina do Gasômetro, abandonada pela Eletrobrás. Seu prédio foi tombado como Patrimônio Histórico do Estado em 1983, após um amplo debate público sobre o destino da Usina. No entanto, o projeto inicial de ocupação da Usina do Gasômetro foi totalmente implantado e o Museu do Trabalho continua em sua sede provisória: os galpões de propriedade da Marinha do Brasil, situados no início da Rua da Praia. Desde 1986 ostenta numeroso acervo de máquinas, instrumentos, filmes, fotos e documentos referentes ao trabalho e à sua história social e começa a aparecer como novo espaço cultural para a cidade. Já em 1987 em um dos galpões anexos ao museu, montou-se o Teatro do Museu do Trabalho. Nos outros galpões, instalou-se um atelier de artes plásticas, especificamente as gráficas. Hoje um dos mais amplos e completos ateliers de gravura do estado. O Museu do trabalho também tem uma sala de exposições temporárias e oferece cursos de artes plásticas, dança, música e teatro, mas é através dos consórcios de gravuras e esculturas que garante sua sustentabilidade." (http://www.museudotrabalho.org). As visitações ao Museu do Trabalho ocorrem de terça a domingo, das 13h30min às 18h30min.

2 PARTICIPANTES Foram convidados trinta recrutas do Exército Brasileiro. Eles cumprem serviço militar obrigatório nos quartéis do Centro Histórico de Porto Alegre. Serão divididos em três turmas de dez integrantes e cada turma participará de um mesmo roteiro de atividades. Os jovens, com idades entre dezoito e dezenove anos, em sua maioria, com ensino médio concluído, cumprem rotinas militares diárias na corporação. Normalmente, após o expediente, por volta das 18 horas voltam para suas casas. Alguns dias por semana cumprem o "plantão de serviço", onde a jornada é de 24 horas dentro da instituição militar. O público-alvo para o projeto em questão, nas datas determinadas e agendadas com o CMS, será formado pelos jovens que estarão em expediente normal, ou seja, que poderão ser escalados pelo CMS para participar da dinâmica da ação educativa. O projeto desenvolvido com três datas previamente combinadas, dentro do período de três semanas seguidas (21 dias), terá dez jovens a cada atividade. Pelo fato de a ação educativa contar com mais de uma data, espera-se que, eventualmente, algum recruta que estiver em "plantão de serviço" durante uma atividade, possa participar em outra. Os dados específicos e individuais de cada participante, teremos somente alguns dias antes da ação educativa, devido ao regime de escalas do CMS.

3 OBJETIVOS · Estimular a visitação de jovens aos equipamentos de cultura; · Conhecer o Museu do Trabalho e as atividades desenvolvidas no local; · Desenvolver ação de mediação; · Provocar os olhares para uma experiência pessoal e informal da Arte Contemporânea em exposição no MT; · Promover a experimentação do fazer artístico por meio de uma das linguagens da Arte Contemporânea.

4 JUSTIFICATIVA Com as respostas positivas de colaboração do Museu do Trabalho e do Comando Militar do Sul - ambos situados na rua dos Andradas, considerada o Corredor Cultural do Centro Histórico da Cidade - começamos o nosso estudo, para efetivamente, planejar um projeto com uma ação possível e desenvolvê-lo dentro do prazo da disciplina. Face às peculiaridades do Museu do Trabalho e à entrevista com o Diretor da instituição, senhor Hugo Silva, identificamos que uma ação educativa com jovens militares está relacionada diretamente ao conceito de desafio.
Primeiro, porque estamos desenvolvendo um projeto pela perspectiva de um museu que não possui setor educativo para os públicos diversos que estão à sua volta. Não significa a falta de interesse da instituição, mas por tratar-se de um museu que possui forte relação com grande parcela da comunidade artística de Porto Alegre, principalmente das artes visuais, que frequenta a instituição com assiduidade, colabora, produz e, inclusive, adquire suas obras. Talvez a necessidade de chamar outros públicos não tenha sido ainda percebida. Segundo, porque acreditamos na função social dos museus e entendemos ser a integração com os públicos em sua diversidade, de suma importância. O público de interesse, formado por jovens Recrutas do Exército, está vinculada aos pontos a seguir elencados: - O Museu do Trabalho não possui um projeto educativo; - Inexpressiva visitação de jovens e da comunidade do entorno no MT; - Proximidade local dos jovens com o Museu do Trabalho; - Facilidade das estudantes em acessar aos jovens recrutas do CMS[2]; - Desafio de trabalhar com público jovem e, em especial, com o referido perfil, tendo em vista que os mesmos vivenciam em seu cotidiano a formalidade e a rigidez de normas militares. Tomamos a definição do Estatuto da Juventude do Brasil que considera jovem todo o cidadão com idade entre 15 e 29 anos. Compreendemos que essa época é de experimentações, definições e indefinições sobre seus interesses pessoais e perspectivas futuras de suas vidas. Assim, conhecer um aspecto cultural próximo pode contribuir para ampliar suas experiências de vida. Nosso grupo de participantes pode ser considerado incomum, dentro da ótica, das perspectivas e das expectativas da educação em museus de arte. No entanto, as palavras de Maria Célia Santos, nos motivam a seguir a trilha que iniciamos até aqui. Para ela, os métodos e as técnicas a serem utilizados em projetos a serem desenvolvidos pelos museus e pelas escolas, devem ser apoiados nas concepções de educação, de museologia e de museus adotadas pelos sujeitos sociais envolvidos no planejamento e na execução dos mesmos, devendo, pois, ser adaptados aos diferentes contextos, aos anseios e expectativas dos diversos grupos com os quais estejamos atuando, sendo repensados constantemente, modificados e enriquecidos com a nossa criatividade, com a nossa capacidade de ousar, realizando um processo constante de ação e de reflexão, no qual teoria e prática estejam sempre em interação. (2001, p.2)
Embora não estejamos tratando com escolas e sim, com um grupo de jovens militares, aí está o desafio de nosso trabalho: encontrar novas possibilidades de integração entre museus e seus prováveis públicos, apresentando as diversidades que podemos descobrir em ambos. Trata-se de um público que circula no entorno do equipamento cultural, objeto do trabalho e que, no entanto, não visita o Museu.
A pesquisa sobre a instituição, os artistas, as atividades de produção de arte e das obras que estão em exposição e até mesmo sobre o público, nos fizeram encontrar as formas que melhor pudessem se adequar ao projeto. O desenvolvimento da ação de mediação, sendo um dos objetivos deste projeto, já informado no item anterior, pode nos trazer gratas surpresas, mesmo, sendo aplicado um dos métodos de interpretação mais utilizados, conforme Grinder e McCoy citados por Grinspum:

De acordo com GRINDER e MCCOY7 (1998: 56-57), existem muitos tipos de visitas monitoradas e as que propiciam melhor aprendizagem e aproveitamento são as que utilizam métodos de interpretação. Os métodos de interpretação mais utilizados são: visita-palestra, discussão dirigida e descoberta orientada. (2000, p.48) Para Waldisa Guarnieri, a ação educativa, na perspectiva museológica,
(...) é usada em sentido de aprendizado constante para a vida e, não, meramente como ensino acadêmico ou educação formal. (...) tanto atividades “educativas” como “culturais” servem à educação como processo permanente e contribuem para a realimentação da cultura, entendida esta em seu sentido mais amplo e dinâmico. (1980, p.140-142) Assim, este projeto apresentará uma experiência em museu, valendo-se do método da "descoberta orientada", onde haverá interação das mediadoras com o público, a fim de buscar um novo olhar, uma nova percepção ou até, mesmo, uma ideia jamais imaginada pelos indivíduos que fazem parte deste grupo de participantes, a partir da ação educativa com viés cultural.

5 DESENVOLVIMENTO O Projeto teve seu início com a consulta a algumas instituições museais e com o CMS. Após recebermos a resposta do diretor Hugo Silva do Museu do Trabalho, que aceitou colaborar com o projeto e da Tenente Nathalia, Museóloga do Museu Militar do Comando Militar do Sul, a qual entrou em contato, após nosso pedido junto ao protocolo do Comando, concedendo-nos autorização para acesso ao grupo de jovens recrutas, começamos a pesquisa.
Considerando o perfil do local a ser visitado e do público, entendemos que a metodologia a ser trabalhada com o mesmo deve ser a mediação, com o objetivo de promover a construção de significados e novos olhares no espaço expositivo. Em virtude do público ao qual se destina a ação educativa – jovens Recrutas do Exército – a autorização prévia, obtida junto ao Comando Militar do Sul, define que os trinta Recrutas devem participar da atividade em grupos de dez e em dias alternados. Assim, a mesma ação será desenvolvida em três ocasiões, com o seguinte roteiro:
1ª etapa: O encontro com os jovens no Museu Militar. No saguão da instituição será feita aos recrutas a apresentação das estudantes, do projeto a ser aplicado e uma breve descrição do local a ser visitado. Na sequência, cada estudante acompanhará um grupo com cinco Recrutas até o Museu do Trabalho, em uma caminhada até o MT. Durante o percurso, as estudantes farão interações com cada grupo sobre suas experiências em visitação a Museus.
2ª etapa: Chegando ao local, os grupos se reúnem e as estudantes passam a fazer a mediação direcionando a atenção dos Recrutas para o prédio do Museu, sua localização e arquitetura. Nesta mediação será apresentada aos jovens, a arte na fachada externa do prédio que apresenta pinturas, desenhos, grafite e mosaicos em cerâmica.
3ª etapa: A seguir, encaminham-se para o interior do prédio, especificamente, para a oficina de gravuras. Na terceira etapa conhecerão o processo de produção e reprodução de arte em litografia[3], na Oficina de Gravuras que funciona em um dos pavilhões do Museu. Essa atividade será desenvolvida pelo chefe da oficina, Paulo Chimendes, mais conhecido por mestre Paulinho. Formado em litografia e em outras áreas das artes plásticas, inclusive gravura em metal, xilogravura e esculturas, Paulinho vai preparar o material especialmente para os jovens participantes do projeto, onde fará a demonstração completa da produção e impressão de uma litogravura. Os participantes deixarão a sua “marca artística” em litogravura, conforme roteiro apresentado no anexo 1.
4ª etapa: Finalizada a demonstração na Oficina de Gravuras, os participantes do projeto conhecerão o maquinário em exposição permanente no Museu. Nessa etapa, as “mediadoras” farão uma explanação do que se trata o maquinário e o motivo pelo qual estão em exposição.
5ª etapa: A última etapa da ação educativa mediada pelas estudantes é a visitação da sala de exposições onde ocorre a intervenção “Associações Disjuntivas II”, do artista visual cearense Eduardo Frota. Antes de entrarmos nesse espaço expositivo, as mediadoras conversam com os Recrutas e explicam que na próxima sala eles verão uma intervenção, que no universo da arte contemporânea é todo processo que provoca uma interferência artística seja num espaço urbano, em obras de arte ou produtos preexistentes ou em projetos arquitetônicos, de forma definitiva ou efêmera.
Valendo-se, então, da técnica de “descoberta orientada”, as monitoras proporão aos visitantes que descubram as intervenções feitas no ambiente. Eles podem escolher por onde começar e as monitoras estimulam novas direções do olhar ou, até mesmo, jogos podem ser propostos, direcionando a uma experiência lúdica de percepção material e espacial em relação ao trabalho do artista (anexo 2). Essa proposta está intimamente ligada ao modelo de intervenção ofertada ao público pelo artista visual Eduardo Frota.
O artista utiliza, conforme descrito no material de divulgação, “a própria arquitetura do prédio para compor sua obra. As portas, os vidros das janelas internas, a escada que conduz à reserva técnica do acervo de máquinas, tudo foi removido de seu lugar de origem, para, na sequência, ser recodificado como se fosse desenho ou pintura nas próprias paredes do prédio. As partes, assim reinstauradas, dão outra fisicalidade ao todo, reinventando o espaço arquitetônico do velho galpão de madeira. Parte do prédio, bastante conhecido pelo público porto-alegrense, aparece todo reconfigurado, colocando à mostra recantos e detalhes até então insuspeitados”. Cabe às mediadoras observar e, se necessário, instigar correlações entre as propostas pelo artista e a interpretação dos jovens.
O final da ação educativa, contará com a proposta aos visitantes de uma avaliação do projeto e das estudantes, na forma de imagens (anexo 3) e com a entrega de uma impressão da arte gravura (anexo 4) - resultado da dinâmica na oficina - a cada um dos participantes.


ANEXO 1 - Oficina de gravuras
A Oficina de Gravuras do Museu do Trabalho produz gravuras através das técnicas de xilografia, gravura em metal e litografia. O processo de impressão apresentado aos visitantes será o da litografia. Trata-se da técnica de impressão que utiliza uma pedra calcária de grão muito fino e baseia-se na repulsão entre a água e as substâncias gordurosas.
Fonte: http://7dasartes.blogspot.com.br/2011/09/o-que-e-litografia.html Pedra litográfica Mestre Paulinho fará a demonstração completa do processo de produção de uma litogravura. Os jovens serão convidados a participar do momento em que o desenho será traçado na pedra. O processo de litografia consiste, basicamente, nas etapas informadas a seguir.
O processo:
1. Limpar a pedra com lixas e grãos de areia
2. Aplicar produto químico (ácido acético)
3. Desenhar na pedra com lápis litográfico - Esta etapa terá a participação dos visitantes. Cada jovem contribuirá com um ou mais traços no desenho (com ideia pré-concebida pelas acadêmicas e o mestre da oficina) que dará origem à gravura.
4.Gravar o desenho com uso de grão fino de areia
5. Pulverizar com estopa para retirar o excesso de grãos
6. Aplicar talco especial para litografia
7. Pulverizar com estopa para retirar o excesso de talco
8. Aplicar goma pura e massagear (com as mãos) a pedra
9. Aplicar com pincel, soluções à base de goma é ácido nítrico
10. Retirar a camada de goma através de lavagem da pedra com água usando uma esponja litográfica
11. Aplicar outra camada de goma
12. Secar a pedra com abanador
13. Aplicar solvente e asfalto líquido
15. Lavar a pedra com água
16. Passar o rolo de tinta até imagem tornar-se visível novamente
17. Aplicar soluções ácidas
18. Entintar a superfície da pedra com rolo de tinta
19. Limpar com água a imagem e as bordas da pedra
20. Retirar o excesso de água com esponja litográfica
21. Colocar o papel úmido sobre a superfície da pedra
22. Imprimir com o uso de uma prensa litográfica
23. Iniciar a tiragem com papel de impressão
A impressão da imagem é obtida por meio de uma prensa litográfica que desliza sobre o papel.
Fonte: http://blogdoorlando.blogosfera.uol.com.br Modelo de prensa litográfica Importante lembrar que cada etapa tem seu tempo de execução próprio, tanto para a aplicação, quanto para o repouso entre algumas ações.

ANEXO 2 - Dinâmica
Descobrindo a intervenção através do jogo do Sim e Não
Objetivo: Promover a interação dos jovens com a intervenção, ao identificar os materiais e o espaço ao qual pertenciam, estimulando a percepção da diversidade ao pensar o trabalho da arte, buscando seus significados e ressignificados.
Após visitar as obras expostas, o grupo se reúne. As mediadoras propõem a seguinte dinâmica:
Um grupo se afasta para uma das salas do Museu e o outro escolhe duas obras da intervenção para que o outro grupo identifique a opção. Em um post-it descrevem o que escolheram e entregam para a sua mediadora. O outro grupo retorna e é orientado por sua mediadora como se desenvolverá o jogo do sim e do não.
As perguntas serão sobre os materiais e espaços.
Ex.
Representante do grupo escreve no post-it “obra em vidro branco”.
Grupo 2 pergunta: a obra é em vidro?
Grupo 1 responde: Sim
Grupo 2: A cor da obra é preta?
Grupo 1: Não
Grupo 2: Está na parede à esquerda?
Grupo 1: Sim
Etc.
Ao identificarem o objeto e sua localização atual, a mediadora fará intervenção solicitando que todos mostrem onde, originalmente, se encontravam os materiais utilizados na intervenção escolhida pelo Grupo.
Na sequência, a dinâmica é realizada com o outro grupo.

ANEXO 3 - Avaliação
Você gostou da proposta das estudantes de Museologia?
Você gostou da visita?

ANEXO 4 - Litogravura
As litogravuras, produzidas com a participação dos jovens durante o período da ação educativa, serão entregues a cada integrante do grupo que corresponder à sua arte e produção. Serão três gravuras diferentes, cada uma com uma marca característica de cada grupo participante. Os jovens assinarão a arte e receberão, individualmente, uma impressão (pela máquina litográfica e em papel especial) da gravura da qual participaram com seu traço pessoal.
Ideia de litogravura a ser produzida:
Arte com o Museu do trabalho e o Museu Militar do CMS

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA
BRUNO, C.. MUSEOLOGIA: ALGUMAS IDÉIAS PARA A SUA ORGANIZAÇÃO DISCIPLINAR. Cadernos de Sociomuseologia, América do Norte, 9, Jun. 2009. Disponível em: . Acesso em: 02 Out. 2016.
GUARNIERI, Waldisa R. C. Exposição: texto museológico e o contexto cultural. 1986d. In: BRUNO, Maria Cristina Oliveira (Org.) Walsisa Rússio Camargo Guarnieri: textos e contextos de uma trajetória profissional. Vol. 1, 1. ed. São Paulo: Pinacoteca do Estado; Secretaria de Estado de Cultura; Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus, 2010. p. 137-143
GRINSPUM, Denise. Educação para o patrimônio: Museu de arte e escola – Responsabilidade compartilhada na formação de públicos. 2000. 131p. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo. p. 7-27 (capitulo 1).
GRINSPUM (UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP - SÃO PAULO/SP, BRASIL), Denise. Mediação em museus e em exposições: espaços de aprendizagem sobre arte e seu sistema. Revista GEARTE, [S.l.], v. 1, n. 3, dez. 2014. ISSN 2357-9854. Disponível em: . Acesso em: 03 Out. 2016.
SANTOS, Maria Célia Trigueiros Moura. Museu e educação: conceitos e métodos, 2001. [Artigo extraído do texto produzido para aula inaugural do Curso de Especialização em Museologia do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, proferida na abertura do Simpósio Internacional “Museu e Educação: conceitos e métodos”, realizado no período de 20 a 25 de agosto].
https://www.facebook.com/museudotrabalho. Exposição Associação Disjuntivas. 14 de outubro de 2016
http://www.museudotrabalho.org. Museu do Trabalho. 3 de outubro de 2016
http://www.planalto.gov.br. Estatuto da Juventude. 3 de outubro de 2016





[1] O Museu do Trabalho aluga, atualmente, um de seus pavilhões com estrutura para apresentações de espetáculos, denominado Teatro do Museu a uma companhia de teatro da capital (a Casa de Teatro de Porto Alegre). A Casa de Teatro faz ensaios e apresentações, inclusive de peças teatrais direcionadas ao público infantil e tem intensa atividade no espaço. A sede da companhia é em outro endereço, em Porto Alegre. Localiza-se na rua Garibaldi, 853, bairro Floresta.
[2] A escolha dos jovens para vivenciar essa experiência está vinculada à facilidade de acesso ao grupo, tendo em vista que uma das proponentes é mãe de um recruta. Ressalte-se que o jovem não participará da atividade.

[3] Técnica de produção e impressão de gravuras, onde se utiliza um bloco de pedra calcária. Com o mesmo bloco é possível a reprodução de várias cópias da mesma arte.

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