quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Caso Curt Lange_Seminário Nacional HPC

Durante a minha participação de aluna ouvinte no Seminário Nacional de História e Patrimônio Cultural, ocorrido na Fabico, uma das pesquisas apresentadas me chamou a atenção.
No dia 05 de outubro, na sala 102 da Faculdade de Comunicação, dentro da programação do Simpósio Temático 1, Cláudio Remião apresentou sua pesquisa sobre o polêmico caso Curt Lange. Trata de um estudo que aborda o fato de um musicólogo estrangeiro, apoiado por uma parcela de pessoas ligadas às corporações musicais mineiras, apoderar-se na década de 1940, de manuscritos de composições musicais brasileiras, datados nos séculos XVIII e XIX . Além disso, a pesquisa também traz à luz os questionamentos a respeito dos critérios de transcrição destes documentos, utilizados pelo musicólogo Francisco Curt Lange, enquanto as partituras estavam em suas mãos. Gostei muito da temática do trabalho de Cláudio em levar em consideração a música como patrimônio. Após a apresentação, fiz uma pesquisa sobre o assunto e achei algumas publicações virtuais com reproduções de músicas barroco brasileiras, documentários sobre o próprio Curt Lange e uma página do Acervo Curt Lange. O documentário sobre o musicólogo, tem contribuição de Cláudio Remião, entre os especialistas e pesquisadores que aparecem no vídeo.

Brasil Barroco 1

Brasil Barroco 2

Documentário parte 1

Documentário parte 2

Documentário parte 3

Acervo Curt Lange


Visita virtual_Bordados, desenhos e placas


Mostra virtual_Vivi Pasqual

Exposição Vivi Pasqual_Museu do Trabalho

     O Museu do Trabalho, apresentou a Mostra Individual de trabalhos da artista caxiense Viviane Pasqual, de 18 de agosto a 02 de outubro de 2016. A exposição de Vivi Pasqual nos trouxe desenhos, placas e bordados. Um trabalho com suportes e temas diversos. Visitei a exposição duas vezes, assisti à palestra com a artista e curador e ajudei, voluntariamente, a equipe do Museu do Trabalho na desmontagem e guarda das obras, no dia 04 de outubro. O voluntariado me foi gratificante demais! Além de ter vivido um pouco a realidade de trabalho do Museu e de ter convivido por uma tarde com pessoas maravilhosas, recebi das mãos do Diretor, Hugo Silva, uma linda gravura. 

     A Exposição Viviane Pasqual - Bordados, desenhos e placas.

     Fachada do Museu do Trabalho com placas de autoria de Vivi, anunciando a exposição.

Fachada Principal do Museu do trabalho com três placas metálicas




     Os desenhos emoldurados retratam personagens senegaleses que vieram para o Brasil com os novos fluxos migratórios. Retratos de homens e mulheres do Senegal e de outros países da África Ocidental, os quais foram realizados a partir de fotografias, sempre com a autorização dos retratados, com caneta hidrocor ou giz de cera sobre papel. A intenção da artista é celebrar sua presença na região.


Retratos de imigrantes senegaleses em Caxias do Sul


     Os bordados, com desenhos que lembram os cartoons (impressão minha, não confirmada pela artista, que me olhou com cara de paisagem quando comentei), trazem humor e ironia. Os bordados são feitos sob encomenda, com a máxima fidelidade possível, a partir de desenhos previamente feitos em papel.  Abaixo uma imagem de um bordado, a qual foi retirada da página do Facebook de Vivi e outra da exposição, com vários bordados e desenhos. A esperta, aqui, não encontrou uma foto de boa qualidade de minha autoria referente aos bordados que estavam na exposição.

Bordado 



Bordados e pinturas da Exposição no Museu do Trabalho
     

     As placas, são feitas em suporte metal, pintadas com tinta automotiva. Com mensagens divertidas e coloridas, trazem as impressões da artista de placas utilizadas em sinalização e lugares pelos quais Viviane passou. De diversos tamanhos, fizeram sucesso durante a exposição.


Placas metálicas


Saguão de entrada do Museu com três placas metálicas e um bordado


    Abaixo, imagens da artista e visitantes, admiradores, clientes, amigos após a conversa com o público, no dia 30 de setembro, sexta-feira.

Cerimônia de Encerramento - após conversa com artista e curador

Cerimônia de Encerramento - após conversa com artista e curador

Cerimônia de Encerramento - após conversa com artista e curador

Cerimônia de Encerramento - após conversa com artista e curador

Cerimônia de Encerramento - após conversa com artista e curador
Presente da artista:
Livro com 22 desenhos em formato de postais. Publicado no inverno de 2016 em Caxias do Sul-RS.





     Parabenizo a equipe do Museu pelo carinho e cuidado com o acervo artístico, do início ao fim da exposição e pela paciência com minha pessoa. 

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Seminário Nacional História E Patrimônio Cultural

Seminário Nacional História E Patrimônio Cultural
GT ANPUH BRASIL
Porto Alegre, UFRGS, Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação
3 a 7 de outubro de 2016

Tema do evento: A História e o campo do patrimônio: desafios e perspectivas


     Organizado pela Associação Nacional de História (ANPUH) Brasil, com apoio do curso de Museologia da Fabico, o I Seminário Nacional História e Patrimônio Cultural aborda os desafios e perspectivas do campo do patrimônio e da história através da apresentação de trabalhos, debates, simpósios temáticos e visitas técnicas. Embora a temática "A História e o campo do patrimônio: desafios e perspectivas" possa nos levar à ideia de tratar-se de um Seminário de profissionais de História, os assuntos tratados dizem respeito aos mais variados espaços de conservação, pesquisa, atuação, divulgação, educação e políticas culturais. Independente de patrimônio material ou imaterial, as pautas do Seminário tem caráter multidisciplinar, a começar pelo fato de ocorrer em uma Faculdade de Comunicação, onde o curso de Museologia, apoiador do Seminário, não por acaso, tem profundo interesse.

    Abaixo imagem da Abertura da Conferência, com a Profª Drª Zita Rosane Possamai, coordenadora geral do evento:

03/10/2016 - Abertura Conferência - I seminário Nacional de História E Patrimônio Cultural

Fontes:
Presença como aluna ouvinte da Abertura do Seminário, em 03 de outubro de 2016.
I Seminário Nacional de História E Patrimônio Cultural - Caderno de Resumos e Programação

Links importantes:

Lendo...

Lendo...
Lendo_Brincadeira de Paint

Maine Coon_filhotes

Maine Coon_filhotes
Curiosidade