quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Textos Oralizados

Pessoal, estou gravando em áudio, alguns textos deste semestre (2016/2). Ainda estou aprimorando...mas, já tenho quatro textos (Artigos e Capítulos de Livros) oralizados. Ambos referentes a assuntos relacionados à  Educação em Museus. Se alguém tiver interesse, informe nos comentários.


segunda-feira, 22 de agosto de 2016

A difícil arte: Relação Museu e Público-Alvo (1ª Parte)

             O objetivo deste texto não é trazer uma fórmula ou solução à problemática Museu e Público-Alvo. No entanto, apontarei as dificuldades encontradas e os caminhos percorridos durante a elaboração inicial de um Projeto Educativo em Museus para a disciplina Educação em Museus, do Curso de Museologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trabalho este, em parceria com a colega Marta, onde já no início do Projeto, com a tarefa de escolher uma instituição e um público-alvo da cidade de Porto Alegre, encontramos as primeiras dúvidas: qual instituição escolher? qual público-alvo determinar, entre a população da cidade?
        Ressalto que, além do objetivo específico do trabalho, que é a elaboração de um Projeto Educativo entre museu e público, muitas questões vem à tona, durante o planejamento. A começar pelo desafio de não apenas apresentar uma ideia à ministrante da disciplina, (Profª Zita) mas, colocar esta ideia em prática. Para isso, a instituição escolhida deve aceitar colaborar e sujeitar-se a um projeto externo de sua administração/direção, mesmo que de acordo com sua agenda e capacidade. Além disso, o público-alvo escolhido também deve estar de acordo em sair de seu lugar de origem e deslocar-se à instituição. Para ambos (instituição museal e público), um encontro real e concreto e não utópico e cheio de fantasias. Assim, o monstro da insegurança surgiu no mar de incertezas que cercam as ideias para o projeto.
            Depois de consultarmos algumas instituições museais, recebemos algumas respostas negativas (não por má vontade mas, porque outros colegas já haviam escolhido estas), outras não responderam e por fim, resposta positiva do responsável pela instituição que aceitou, cordialmente, colaborar com nosso trabalho acadêmico. Paralelamente à questão de "qual museu?", pensamos num público que fosse possível reunir e que estivesse próximo da instituição. Próximo, no sentido de espaço territorial, mesmo. Pensamos na facilidade em levar este público para dentro da instituição e assim, aproximá-los também, dentro do campo das ideias que podem surgir desta relação.
                O público-alvo escolhido é um público original, pelo que percebemos, por não encontrarmos qualquer referência em outros trabalhos. No entanto, dados sobre a instituição museal e sobre o público escolhido, serão expostos quando estivermos com o roteiro melhor definido. 

Boa sorte pra nós!







Lendo...

Lendo...
Lendo_Brincadeira de Paint

Maine Coon_filhotes

Maine Coon_filhotes
Curiosidade