O objetivo deste texto não é
trazer uma fórmula ou solução à problemática Museu e Público-Alvo. No entanto, apontarei
as dificuldades encontradas e os caminhos percorridos durante a elaboração inicial
de um Projeto Educativo em Museus para a disciplina Educação em Museus, do
Curso de Museologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trabalho
este, em parceria com a colega Marta, onde já no início do Projeto, com a tarefa de escolher uma instituição e um público-alvo
da cidade de Porto Alegre, encontramos as primeiras dúvidas: qual
instituição escolher? qual público-alvo determinar, entre a população da cidade?
Ressalto
que, além do objetivo específico do trabalho, que é a elaboração de um Projeto
Educativo entre museu e público, muitas questões vem à tona, durante o
planejamento. A começar pelo desafio de não apenas apresentar uma ideia à ministrante da
disciplina, (Profª Zita) mas, colocar esta ideia em prática. Para isso, a instituição
escolhida deve aceitar colaborar e sujeitar-se a um projeto externo de sua administração/direção,
mesmo que de acordo com sua agenda e capacidade. Além disso, o público-alvo
escolhido também deve estar de acordo em sair de seu lugar de origem e
deslocar-se à instituição. Para ambos (instituição museal e público), um
encontro real e concreto e não utópico e cheio de fantasias. Assim, o monstro
da insegurança surgiu no mar de incertezas que cercam as ideias para o projeto.
Depois
de consultarmos algumas instituições museais, recebemos algumas respostas
negativas (não por má vontade mas, porque outros colegas já haviam escolhido
estas), outras não responderam e por fim, resposta positiva do responsável pela
instituição que aceitou, cordialmente, colaborar com nosso trabalho acadêmico. Paralelamente
à questão de "qual museu?", pensamos num público que fosse possível
reunir e que estivesse próximo da instituição. Próximo, no sentido de espaço
territorial, mesmo. Pensamos na facilidade em levar este público para dentro da
instituição e assim, aproximá-los também, dentro do campo das ideias que podem surgir desta
relação.
O público-alvo escolhido é um
público original, pelo que percebemos, por não encontrarmos qualquer referência
em outros trabalhos. No entanto, dados sobre a instituição museal e sobre o
público escolhido, serão expostos quando estivermos com o roteiro melhor
definido.
Boa sorte pra nós!
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