sábado, 12 de abril de 2008

McDonald`s_Produção em massa

Atividade solicitada em aula, por Maria do Rocio Fontoura Teixeira, professora da disciplina Administração Aplicada às Ciências da Informação.
Após a leitura do texto intitulado “Mais um pouco do Taylorismo...”, o trabalho foi realizado a partir do enunciado: “Discorra sobre quais outros princípios da produção em massa são largamente utilizados até os dias de hoje nas lojas McDonald´s e explique-os, com suas próprias palavras.


McDonald´s e os Princípios da Produção em Massa


Sem dúvida, os princípios da produção em massa são utilizados nesta grande rede de lanches rápidos. É importante salientar, antes de identificá-los, que os princípios adotados são, obrigatoriamente, aplicados em todas as lojas e franquias espalhadas pelo mundo. Além disso, uma das principais características da rede de lojas McDonald´s, é a identificação que o cliente tem com sua marca, atendimento e produtos, em qualquer estabelecimento, seja onde for.
Chegando a uma franquia aqui no Brasil, por exemplo, percebemos uma exatidão em vários fatores, em relação a alguma outra loja, já visitada, da mesma rede: logomarca, acesso, atendimento, produtos, instalações. Com raríssimas exceções, todo o mecanismo é igual em toda filial. Assim, teremos o mesmo atendimento e comeremos o produto com o mesmo gosto e apresentação que de outra vez experimentada.
Veremos a mesma forma de hierarquia entre os funcionários e a mesma organização, tanto na disposição dos equipamentos visíveis ao cliente, quanto na entrega do pedido. Quanto à última, interessante informar que o cliente faz o pedido e o pagamento direto no balcão de atendimento, levando, ele mesmo, à mesa, o produto que vai ser consumido. Exceto, quando usamos o serviço de “Drive Thru”, utilizado pelos consumidores que preferem não sair do veículo. Neste caso, fica evidente a agilidade no processo, quando pedimos e pagamos em uma janela de atendimento e recebemos o produto, em seguida, na janela à frente.
O planejamento é um princípio de produção em massa, utilizado em grande escala na rede McDonald´s. Ele está por trás de todas as outras tarefas executadas pelas pessoas que compõem a equipe de atendimento. Os métodos de execução das tarefas vêm planejados e já foram testados, para garantir sua eficiência. Seja na organização, na produção ou no relacionamento com os clientes. A especialização é outra qualidade notável neste sistema. Cada funcionário, de acordo com sua aptidão, tem uma atividade específica, onde foi preparado e treinado para realizá-la da melhor maneira possível.
O controle, finalmente, faz com que todas estas ações sejam realizadas, conforme os métodos pré-estabelecidos e que não ocorram desvios desta conduta, o que poderia prejudicar todo o andamento do processo de produção do serviço que está sendo prestado.

Lendo...

Lendo...
Lendo_Brincadeira de Paint

Maine Coon_filhotes

Maine Coon_filhotes
Curiosidade