quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Companhia de Teatro - Cia BR116


Teatro. Companhia de Teatro.
Sobre a Cia BR116 - 2016.
A Cia BR116 nasceu de um encontro feliz entre pessoas de longas e reconhecidas trajetórias teatrais que, além de ter o teatro como o seu foco fundamental, reconhecem na contracenação (em seus significados mais amplos) o caminho mais rico para a criação. Bete Coelho, experiente atriz e diretora com vários prêmios, trabalhou com grandes diretores, como Zé Celso, Antunes Filho, Gerald Thomas, Jô Soares, Paulo Autran, Bob Wilson e Gabriel Villela. O ator Ricardo Bittencourt, um dos fundadores do Grupo Los Catedrásticos e um dos mais atuantes atores baianos de sua geração, também premiado, atuou em dezenas de espetáculos dos mais variados estilos e diretores, além de ter trabalhado por 10 anos no Teatro Oficina. Gabriel Fernandes, cineasta formado pela FAAP, nos seus muitos anos no Teatro Oficina especializou- se na direção de imagens de espetáculos teatrais unindo o cinema e o teatro. A união desses três artistas deu o impulso inicial para a formação de uma Rede de parceiros e colaboradores capitaneada pela advogada Cris Olivieri, da Olivieri e Associados, também presidente da Cia BR116, por Maurício Magalhães, presidente da Agência TUDO e pela Produtora Fá Almeida, Diretora Executiva da Diorama Produções e Eventos. Com apoio destes e de diversos outros parceiros, a Cia criou o primeiro espetáculo, O Homem da Tarja Preta, estreia do psicanalista Contardo Calligaris no Teatro. A BR116 traz em suas criações, espetáculos que primam pela lapidação das palavras com seus múltiplos signos e sentidos, além de investir na dramaturgia contemporânea contundente e provocativa e na contínua pesquisa imagética. Entre os espetáculos do repertório estão: Terceiro Sinal e Típico Romântico, de Otavio Frias Filho; Cartas de Amor para Stalin, do espanhol Juan Mayorga e direção de Paulo Dourado; Adeus Doutor, de Betty Milan; Cacilda!!!, de Zé Celso e Antígona, de Aninha Franco, entre outros.
A BR116 já é uma Companhia de Teatro em ação! produziu O Homem da Tarja Preta, Terceiro Sinal e Cartas de Amor para Stalin. Circulou com esses espetáculos por 12 cidades e 4 estados. E tem muito mais planejado para os próximos 3 anos, graças a uma rede social “presencial” construída por amigos que amam o teatro.
Desde a primeira ideia de criar a Companhia, muito aconteceu! Os Conselhos - consultivo, fiscal, artístico e de comunicação - ganharam vida. Produziram o planejamento que busca tornar possível o sonho da Companhia de conquistar sua longevidade e manter um projeto sustentável e de qualidade.
Com certeza, ao teatro brasileiro nunca faltaram atores, autores, cenógrafos, figurinistas, iluminadores, e toda a cadeia de profissionais que encantam plateias do Brasil e do mundo. Porém, muitas vezes, o teatro encontra dificuldades em lidar com gestão, marketing e estratégia. Planejamento a longo prazo, nem se fale!
Assim, pela força da generosidade de conselheiros e amigos da Companhia, que colocaram seu conhecimento e tempo à disposição, foi construído um projeto de longo prazo. Nele, procuramos agregar profissionais diversos, com o objetivo de construir um modelo profissional e com equações financeiras que permitam a produção de espetáculos com inovação, diversidade e inclusão de públicos.
A BR116 tem como objetivo principal garantir, ao máximo, o exercício da criatividade e da liberdade de viver da arte (seja ela qual for). E, para tanto, vem unindo cidadãos e empresas no apoio à produção do teatro da palavra.
Na época do mundo online faremos ao vivo um novo teatro para um novo horizonte de Brasil!

Nenhum comentário:

Lendo...

Lendo...
Lendo_Brincadeira de Paint

Maine Coon_filhotes

Maine Coon_filhotes
Curiosidade